segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Sarau Periferias





















(Poema visual feito para o sarau por Cecília Furquim, utilizando imagem de Francesco Sgroi)


Dia 02/06/2007 na Casa das Rosas, às 18 horas
Apresentação de poemas, canções e dramatizações


REGISTRO DO SARAU

Apresentação:

O sarau temático que está sendo proposto agrupou um número grande de criadores da poesia, da música e do teatro; contando também com representantes da criação na prosa e na imagem.

Na casa, que representa historicamente uma arquitetura de elite, na avenida que é o centro financeiro do país, na cidade e estado mais ricos da América do Sul, no país que é.... bem... no país que é uma das periferias do mundo, do mundo de prestígio. Aqui no Brasil, analisando pelo aspecto do poder, querendo ou não, de frente, de lado ou de costas: somos todos periferia.

E para cantar o ‘ser periferia’, artistas se uniram, em sua grande maioria com o propósito, não de interpretar criadores já consagrados, mas de apresentar trabalhos próprios.

Ao público oferecemos então nosso canto. Canto dividido em cantos, multiplicado em cantos. Cantos múltiplos de 35 artistas dirigidos às múltiplas periferias: periferia da alma, da religião, do amor, do sexo; periferia da identidade, da sociedade, da cidade, da linguagem, da arte. Cantos de tantas margens, beiras, bordas, orlas, pontas, cantos. Cantos de cantos!!!





CONVIDADOS (por ordem de entrada)

1º BLOCO:

Abertura: Marcelo Tápia (poeta, músico, tradutor e professor), acompanhado de seu filho e parceiro, o músico Daniel Tápia.
Outros poetas ligados a Casa das Rosas: Tom Carvalho. Lúcia Hiratsuka, Américo Bittar, Maria Luiza Palhas, Cecília Marinho (com Nice Pequena, Wesley Vieira e Roberto Crimber, do grupo Religare).

2º BLOCO

Serão apresentados trechos da peça ‘Mutatis’ pelo grupo Religare, grupo que acolhe ex-internos da Febem, num trabalho intenso e sério de educação e reintegração através da arte. Dirigida por Valéria Di Pietro, e encenada pelos atores: Peterson Xavier, Wesley Vieira, Fran de Lima, Nice Pequena, Willa Melo, Antonio Marcos, Marcely Ancelme, Bruna Veloso e Flavia Felix. A peça foi escrita por Peterson Xavier e Danilo Fernandes, e inclui canções de Edvaldo Santana.

3º BLOCO

Beto Furquim (músico e compositor); Beatriz di Giorgi (poeta); Fábio Don (músico); Deborah Rebello (poeta); Monahyr Campos e Tiely Queen (músicos); Simone Paulino (escritora); Éder Melgar e Márcia Casseb (músicos); Émerson Caperbat (ator); ‘Tupinambá e seus Turebas’ (banda de Funk Rock).

Fotografia e montagem: Rita Catunda
Poema visual: Beto Furquim

TRABALHOS

Seguem, abaixo, vários dos trabalhos apresentados (por ordem de entrada):